Na quinta-feira começou o verão e para comemorar decidimos fazer umas experiências com água. Houve registo e observação e é tão bom ver que estes meninos estão mais crescidos e que colocam hipóteses, interrogam-se sobre as coisas e apontam, mesmo, possíveis conclusões =)
|
Tudo começou com um carro "flutuante" que calhou nos cereais. E o que significa ser flutuante? Depois de descobrimos lá experimentámos colocá-lo na água e ....FLUTUOU mesmo =) |
|
Colocámos diferentes objetos na água para ver se flutuavam ou afundavam (botão, palhinha, clip, arroz, lápis, rolçha de cortiça, carica....) |
|
Colocámos uma bola de plasticina na água e afundou. Depois interrogámo-nos sobre o facto dos barcos flutuarem porque são "muito pesados" e experimentámos fazer barcos, cada um com uma porção de plasticina igual à bola que tinha afundado (para ser a mesma quantidade). A maioria dos barcos construídos pelas crianças flutuou e ficámos todos muito contentes =) |
No fim e partindo de todas as experiências realizadas percebemos que a flutuação de objetos não está relacionada com a cor dos objetos, mas poderá estar relacionada com o material de que são feitos, a sua forma e o tamanho que ocupam em relação à água!
1 comentário:
Curiosidade científica e espírito crítico são essenciais para as crianças crescerem saudáveis... =)
Parabéns pela atividade!!!
Enviar um comentário