Mostrar mensagens com a etiqueta Dia da Mãe. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Dia da Mãe. Mostrar todas as mensagens

sábado, 26 de maio de 2012

Mês de Maio...o mês das mães

Desta vez fomos descobrir a profissão da mãe do Rodrigo. A mãe do Rodrigo é florista e como o sítio onde trabalha é perinho da nossa escola fomos até lá espreitar =)


Na loja onde trabalha a mãe Cláudia há muitas flores



Já sabíamos identificar as rosas

Mas existem flores com muitos nomes e com cores muito variadas e bonitas!!



Também vimos algumas flores artificiais, de plástico. Essas não precisam de água e terra para viver



Mesmo antes de virmos embora, a mãe do Rodrigo deu uma rosa com purpurinas a cada um de nós....OBRIGADA mãe Cláudia =)


No caminho de regresso cada um com a sua flor =)

sábado, 19 de maio de 2012

O mês de Maio...o mês das mães

Também a mãe do Rui carlos se mostrou muito disponível para visitarmos o local onde trabalha....A lavandaria. A profissão da mãe do Rui Carlos é empregada de lavandaria. Na lavandaria exiostem máquinas ENORMES para lavar roupas muito grandes e algumas roupas especiais que não podem ir à nossa máquina de lavar roupa normal. Na lavandaria da mãe do Rui Carlos também se seca a roupa e se passa a ferro.

Antigamente, há muitos muitos anos atrás, existiam as lavadeiras que lavavam a roupa, mas À MÃO!! Agora parece ser um bocadinho mais fácil =)


A mãe do Rui carlos a explicar-nos o que se faz na lavandaria.






A tia do Rui Carlos  passar a ferro....

Uma das GRANDES máquinas existentes na lavandaria


Tirámos a roupa da máquina de secar

Esta máquina também serve para passar a ferro. Funciona de maneira diferente. cada um de nós teve oportunidade de passar um guardanapo a ferro, utilizando esta máquina.


Este é o pedal onde tem que se carregar para a máquina puxar o guardanapo e fazê-lo dar a volta, de forma a passá-lo a ferro.



Depois aqui está....o guardanapo sai por aqui já passadinho a ferro =)


Gostámos muito deste bocadinho. Um grande obrigada à mãe Cristina e à tia do Rui Carlos. Pedimos desculpa pela "barafunda" causada =)



O mês de Maio...o mês das mães

Este mês de Maio está a ser dedicado às mães e ao conhecimento das suas profissões. Convidámos todas as mães a virem à nossa escola contar ou mostrar a sua  profissão. A primeira a responder a este desafio foi a mãe do Tomás. Ele é PROFESSORA de química e os alunos dela são um bocadinho mais crescidos, têm 12, 13, 14 ou até 15 anos. Nas suas aulas, a mãe Fátima faz muitas experiências com os seus alunos, para perceberem alguns conceitos químicos. Desta vez fomos nós que tivemos direito a fazer experiências e a divertirmo-nos com elas =)!!

A m~e Fátima trouxe uma cesta cheia de materiais para utilizarmos nas nossas experiências! uauuuuuuu  =)

Estávamos todos muito atentos e ansiosos!

A experiência da vela....


quando colocado um frasco por cima a vela apaga-se e a água com corante (que foram adicionados à volta da vela) "passam" para dentro do frasco..... Parece magia!!!

A fantástica cobra de espuma.... Mamãs e papás com o verão aí à porta podem fazer esta experiência com os vossos filhos na praia...eles sabem como fazer =)





Experiência com o líquido mágico (líquido da couve rouxa). Este líquido muda a cor de outros quando lhe é adicionado (sumo de limão, sumo de laranja, deterente da loiça e detergente com lixívia)

O papel que segura um copo cheio de água. "Esta é que foi mesmo espetacular" (disse o Rui) =)

O balão que enche (fermento dentro do balão e colocá-lo sobre o gargalo de uma garrafa com um bocadinho de vinagre)


E foram feitas muitas mais experiências que resultaram numa manhã muito bem passada e em conversas interessantes geradas durante todo o dia entre as crianças. Muito obrigada mãe Fátima =)

domingo, 6 de maio de 2012

Um desenho muito especial....

E se de repente colorissemos massa de esparguete (com corante alimentar) e com ela fizemos os desenhos mais bonitos que gostaríamos de oferecer às nossas mães?? Pois...foi isso mesmo que fizemos e o resultado foi muita diversão e imaginação. Foi delicioso ver as crianças a "construírem" e criarem o que elas próprias desejavam. Tocar, cheirar e provar um "material" presente no nosso dia a dia pode ter utilizações tão diferentes e gerar aprendizagens que dificilmente serão esquecidas.